loading...

terça-feira, 24 de junho de 2014

LOCAL DE CRIME


ddd

Os Peritos Técnicos de Polícia Civil são profissionais especialistas em identificação humana através das impressões digitais, sendo responsáveis por técnicas de identificação de indivíduos muito eficientes e de baixo custo para o Estado, diferenciando pessoas de todas as demais com alta precisão.

As pesquisas científicas realizadas por esses peritos em cenas de crime têm dado grande suporte para as polícias judiciárias revelar autorias delitivas, apresentando métodos absolutamente precisos e sustentados por estudos de respostas muito rápidas.

Os Peritos Técnicos atuam buscando vestígios que possam levá-los a infratores, investigando a cena do crime minuciosamente, com o intuito de analisar cada cômodo e cada elemento vinculado ao fato delituoso.

O vestígio papilar (fragmento de impressão digital) pode ser localizado em anteparos de superfícies lisas no geral, armas de fogo, cadeiras, mesas, portas, vidros, televisores, computadores, roupas e veículos. Depois dessa localização, o Perito Técnico dispõe de reagentes e de aparelhos luminosos especiais que ajudam a revelar e destacar a impressão da superfície, o que permite uma boa coleta e posterior análise em laboratórios forenses.

O uso desses reagentes é indispensável na detecção de impressões digitais ou fragmentos latentes, aqueles que oferecem dificuldades para a visualização, exigindo do profissional a execução de suas habilidades para a revelação da peça questionada e tratamento das imagens.

A etapa crucial dos trabalhos é chamada de “confronto papiloscópico”. Nessa fase, o Perito Técnico (Papiloscopista) realiza um estudo criterioso das impressões, comparando a peça questionada à peça padrão, e posterior verificação da compatibilidade dos pontos característicos, podendo dessa forma determinar a identidade de pessoas no local do crime.

A lei orgânica da Polícia Civil de 2009 estabeleceu responsabilidades privativas para os Peritos Técnicos desenvolverem essas atividades na Bahia, e gradativamente os profissionais almejam e perseguem seus melhores rendimentos. As equipes da Bahia estão sempre se qualificando para melhor servir a população baiana. Os Peritos passam por treinamentos e reciclagens constantes, compartilhando idéias e projetos com estados avançados e referência nessa área, como a capital federal Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário