loading...

terça-feira, 24 de junho de 2014

MEC divulga resultado da segunda chamada do Sisu

sisu
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no site do programa. Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho. As instituições não receberão matrícula no fim de semana.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas e bateu recorde de inscrições.

Foram 1.214.259 candidatos inscritos, 54% a mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

Supermercado é multado por vender pênis de boi para clientes

O gerente e mais dois funcionários do estabelecimento foram acusados de adulterar e rotular a carne como própria para consumo humano
Um supermercado da cidade de Austin, no Texas (EUA), foi multado em R$ 11 mil por vender pênis de boi para seus clientes. De acordo com o site “Texas Monthly”, o produto não é permitido para consumo humano no estado e geralmente são utilizados como “mordedores” para cães. 

A ação contra o MT Supermermarket acusa o gerente e mais dois funcionários do estabelecimento de adulterar e rotular a carne como própria para consumo humano, levando clientes desavisados a adquirir o produto. O supermercado alegou que os clientes que adquiram o produto sabiam o que estavam comprando, uma vez que o rótulo dizia "bife de pênis". 

As autoridades afirmaram que a etiqueta também indicava que o produto tinha sido inspecionado pela vigilância sanitária, o que não teria ocorrido.

Filho mata o próprio pai esfaqueado após discussão


Um idoso de 82 anos foi assassinado pelo próprio filho na madrugada desta terça-feira (24), por volta da meia noite, na Vila Sauípe, no município de Mata de São João, localizado a cerca de 60 quilômetros de Salvador. 

De acordo com a Central de Polícia, Otávio José dos Santos foi atingido com um facão. Otávio e o filho, identificado como Roberto Carlos dos Santos, 39 anos, bebiam na residência da família quando os dois começaram a discutir. 

Durante a briga, o pai teria pegado um facão e atingido o filho na barriga. Segundo a polícia, mesmo ferido, Roberto pegou o mesmo instrumento e atingiu o pai na cabeça. Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Geral de Camaçari. O idoso não resistiu e morreu minutos depois de chegar na unidade. Roberto continua internado. O estado de saúde dele não foi divulgado. O caso será investigado pela delegacia de Mata de São João.

Apevisa proíbe comercialização e uso do Amargo


A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso em todo o Estado dos produtos Amargo. 

De acordo com a Apevisa, os produtos fabricados pela empresa Natural Ervas Produtos Naturais Ltda ME, não possuíam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estavam sendo comercializados em farmácias e drogarias. 

Na embalagem dos produtos, foi encontrado um número falso de protocolo junto à Anvisa. "Fabricar medicamento sem registro está tipificado como Crime Hediondo, com prisão de 10 a 15 anos”, explicou o Gerente-Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito.

Mulher condenada à morte por se casar com cristão é libertada


O tribunal de Cartum, capital do Sudão, anulou a condenação à morte da sudanesa que renunciou ao islamismo para se casar com um cristão. Meriam Ibrahim, de 27 anos, foi libertada nesta segunda-feira (23). 

De acordo com a agência de notícias Suna, a sentença foi anulada depois que os advogados de Meriam apresentaram sua defesa. A sudanesa foi condenada por se casar com o cristão Daniel Wani em 2011. No momento, ela estava grávida e deu à luz à sua filha dentro da prisão. 

O Código Penal do Sudão, desde 1983m criminaliza a conversão de islamistas a outras religiões. Homens no país podem se casar com mulher de outras religiões, mas o casamento entre mulheres muçulmanas e homens de qualquer outra fé é proibido.

Salvador: Grupo aproveita hora do jogo do Brasil e detona caixa dentro da Uneb


Cerca de dez homens armados explodiram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, na noite de segunda-feira (23), na parte interna da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador. As informações são da Central de Polícias. 

De acordo com o órgão, o grupo estava armado com pistolas, metralhadoras, escopetas e os homens renderam os cinco seguranças que estavam de serviço. Ainda de acordo com a polícia, os criminosos, que usaram um maçarico para abrir o caixa eletrônico, aproveitaram o horário do jogo do Brasil para cometer o crime. 

Segundo a Centel, os bandidos conseguiram levar uma quantia, que ainda não foi identificada. Até a publicação desta reportagem, nenhum dos suspeitos havia sido preso. 

Empresa de Israel diz ter detectado explosão de bateria em Galaxy S4


A Scailex, que importa produtos da Samsung em Israel, disse nesta segunda-feira (23) que tem registrado problemas com as baterias do popular smartphone Galaxy S4. A Scailex disse que fez o anúncio depois que a mídia local informou problemas sobre baterias com mau funcionamento. 
O maior jornal israelense, o "Yedioth Ahronoth", informou que milhares de baterias em Israel estavam inchando, e que ao menos 20 baterias explodiram. "A partir do terceiro trimestre de 2013, começamos a receber indicações de problemas", disse Scailex em um comunicado à bolsa de Tel Aviv. "A companhia esteve em contato constante e intensivo com a Samsung sobre esses problemas e em fevereiro de 2014 iniciou uma análise independente." A análise, disse, está em andamento. A Samsung afirmou em resposta que mantinha controles de qualidade estritos. 

"As baterias com inchaço nunca foram determinadas como a causa de casos de explosão", disse a companhia em comunicado enviado à Reuters. "No entanto, para garantir uma boa qualidade de experiência para nossos consumidores, a Samsung vem oferecendo substituições para as baterias que incham sem custos, independentemente do período de garantia, desde outubro de 2013". 

A companhia israelense não listou problemas específicos encontrados, mas disse que transmitiu os detalhes que coletou para a Samsung e que pediu esclarecimentos. A importadora informou que não notou problemas similares em aparelhos produzidos após janeiro de 2014. 

Policial civil morre em batida entre carro e moto na avenida ACM


Um policial civil morreu em um acidente na manhã desta terça-feira (24), por volta das 8h, na avenida Antônio Carlos Magalhães, sentido Rótula do Abacaxi, em Salvador. Segundo a Central de Polícia, a vítima  conduzia uma motocicleta quando foi fechada por um veículo e os dois veículos colidiram. 

O motorista do carro chegou a parar após o acidente, mas fugiu do local em seguida. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser enviada, mas quando chegou ao local do acidente o policial civil já estava morto.

O corpo do policial foi removido pelo Departamento da Polícia Técnica (DPT), onde será necropsiado. Uma equipa da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) foi enviada ao local do acidente. Não foi registrado engarrafamento.

Leonardo lembra os 16 anos da morte do irmão Leandro


O cantor Leonardo usou o Facebook na noite desta sexta-feira (23) para lembrar dos 16 anos da morte do irmão, Leandro, que morreu no dia 23 de de junho de 1998 com falência múltipla dos órgãos, em consequência de complicações de um câncer raro chamado tumor de Askin. 

"Juntos nós fomos a voz de uma linda canção. Eternamente continuará presente em minha vida. A saudade dói. 16 anos sem você Leandro", escreveu o artista ao publicar uma foto antiga dos dois. 

O filho de Leonardo, Pedro Leonardo, também manifestou saude do tio. "Hoje faz 16 anos que o tio Leandro partiu. Tio, descanse em paz. Muita Saudade", escreveu ele na legenda de uma foto do cantor. 


Foto: Waldemir Correia.Em Ilhéus, uma grande rede de supermercado vem desafiando as autoridades locais. Em especial as responsáveis pelo trânsito da cidade, que não pestanejam em agir de maneira dura, quando não deviam, não dão exemplo, e, supostamente, parecem fazer vistas grossas ante situações absurdas.


Um bom exemplo é esse caso flagrado por um dos nossos leitores, em uma rua do centro de Ilhéus.

O citado mercado, situado, na nossa opinião, desastrosamente em uma das vias mais movimentadas do centro, não satisfeito em tumultuar o trânsito dela, ao receber mercadorias, simplesmente se acha no direito de obstruir a rua que passa ao fundo do estabelecimento. E quem quiser passar que espere.

Cadê a Setrans de Ilhéus?
O corpo de um jovem, já em estado de decomposição, foi encontrado na tarde de domingo, 23, na zona rural de Eunápolis. Segundo informações da família, o corpo é de Jeorge Pereira Passos.

O delegado Alberto Passos de Melo, que realizou o levantamento cadavérico, informou que Jeorge teve as mãos amarradas com fita adesiva e depois foi executado com  disparos de arma de fogo no tórax, barriga e nádegas.

Os restos mortais de Jeorge estavam às margens da Estrada da Embaúba, a 26 quilômetros do centro da cidade. Ainda de acordo com a família, Jeorge morava no bairro Juca Rosa,  já tinha passagens pela polícia  e estava desaparecido a seis dias.

Os parentes chegaram ao corpo depois que alguém ligou do próprio celular da vítima dando a sua localização. A polícia está investigando o crime.

O sistema de segurança instalado no iPhone de um estudante de marketing ajudou o universitário a obter imagens do suspeito de ter roubado o aparelho durante um assalto em um ponto de ônibus da Avenida Tancredo Neves, em Salvador. 

O jovem de 20 anos prefere ter a identidade preservada. Era tarde de terça-feira (17), pouco antes da partida entre Brasil e México. O ponto próximo ao jornal A Tarde estava cheio, mas não inibiu a ação de dois jovens.

Um deles chegou próximo do universitário, que estava ao lado de um amigo, encostou o cano do revólver e anunciou o assalto. Em poucos segundos a dupla, que não fez questão de esconder o rosto, levou relógios, mochila com pertences, dinheiro e smatphones das vítimas. Os bandidos fugiram tranquilamente, levando com eles, um iPhone 4 - avaliado em 1,300 reais.

Poucas horas após o crime, o homem apontado como autor do assalto já utilizava o aparelho em uma festa. Várias fotos foram registradas ao lado de amigos e familiares. Ele também utilizou o smartphone para acessar redes sociais e entrar em bate-papo.

O que ele não contava era com o sistema de segurança do aparelho que ainda estava ativo. O universitário passou a receber as fotos feitas no iPhone e quando foi acessar o Facebook descobriu a identidade do suspeito identificado na rede social como Tailan Rios.

O assalto foi registrado na 16ª Delegacia Territorial (DT), na Pituba. De acordo com a vítima, que avalia prejuízo em R$ 2 mil, o comparsa também aparece em fotos, mas por não ter certeza da identidade prefere não divulgar. Após o recesso junino, o universitário garante entregar as fotos para o delegado responsável pelo caso.

Quem reconhecer o suspeito na imagem deve ligar para o Disque Denúncia: (71) 3235-000 – não precisa se identificar -, ou para a delegacia da Pituba: (71) 3116-3118.

Um posto de combustível na BR-324 teve uma dinamite colocada na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 11h. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), funcionários do Posto Caxias perceberam o explosivo e acionaram a polícia. 

Mesmo sendo colocado no estabelecimento, o artifício não foi detonado. Segundo a PRF, a dinamite ainda continua no local e as pessoas aguardam o Esquadrão Ante Bomba, grupo especializado da Polícia Militar. O posto permanece frechado.


Um homem foi assassinado na madrugada desse domingo (22) ao sair de uma festa em Senhor do Bonfim, município localizado a cerca de 380 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia da cidade, Edigar da Silva Passos Paz, 30 anos, foi atingido com vários tiros e morreu no local. 

De acordo com o site Maravilhas Notícias, Edigar saía do local com a namorada quando foram surpreendidos por quatro homens em um veículo de cor preta. Dois dos suspeitos seguraram a mulher e dispararam contra a vítima. Segundo um amigo da vítima, Diego Passoane, Edigar trabalhava como professor de capoeira e estava na cidade para curtir o São João. 

"Ele estava no forró do esfrega com a namorada. Adorava festa juninas e era uma pessoa muito querida", conta. O capoeirista morava no bairro do Cabula, em Salvador e estava em Bonfim há dois dias. As causas do crime e a autoria ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Senhor do Bonfim.


Ontem (22), por volta das 19h30, um veículo Fox de placas JQU-3995, conduzido por Francisco Ramos dos Santos (Chico), 53 anos, conhecido como Porquinho, morador da rua Osvaldo Cruz, dirigia o seu carro, embriagado, quando perdeu o controle e invadiu a calçada atingindo duas pessoas de prenomes Sueli e Geslane que, segundo informações, seguiam em direção a igreja. 

A policia conseguiu deter o condutor em flagrante e conduzi-lo para a delegacia. As vítimas foram levadas para o hospital de Base em Itabuna e uma delas está em estado grave. (WebNewsSul)

Jovem assassinado em forró de Itapetinga


O medo tomou conta de centenas de jovens presentes no São João de Itapetinga, na noite desse domingo (22) no Parque Poliesportivo da Lagoa. Durante a apresentação do forrozeiro Targino Gondim, disparos foram ouvidos dentro do parque. Rafael Dias Gonçalves (Chacal), 19 anos, foi assassinado com vários tiros de pistola 380. 

Ele se encontrava no local conhecido como Barracão, onde os foliões utilizam para dançar forró durante os shows. Rafael foi atingido na cabeça e no peito, tendo morte imediata. Seu corpo foi conduzido por agentes do DPT para Vitória da Conquista nessa manhã de segunda (23). 

Na cintura de Rafael a policia encontrou uma pistola 765, com 11 cartuchos intactos. Até o momento nenhum suspeito foi preso. Denúncias podem ser encaminhadas para os números: (7) 3262-1360, 3262-1112 (Policia Civil). Populares reclamaram a ausência do Samu 192 no local para tentar socorrer o rapaz. (Itapetinga Agora)

Jovem é atingido com tiro na perna por fazer xixi na rua no Pelourinho

O estudante de engenharia Pietro Calixto Silva, 22 anos, foi atingido por um tiro na perna na madrugada de domingo, no Pelourinho. Pietro estava assistindo a um show da programação do São João quando decidiu ir a uma rua deserta, próxima ao palco no Terreiro de Jesus, para fazer xixi.

Um homem, não identificado, que estava dentro de um casarão abandonado, repreendeu o jovem. "Eu e meus amigos fomos pedir desculpas para o cara, mas ele deu dois tiros. Um pegou no chão e o outro acertou a minha perna".

Policias militares que estavam próximos ao local prestaram atendimento à vítima, que foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Bahia: Chimbinha do Calypso briga em hotel de Itapetinga


chimbinhaA Banda Calypso ficou hospedada neste sábado (21/06), no Hotel Morumbi, em Itapetinga e segundo informações locais, uma briga envolvendo Chimbinha e um dos músicos da Banda Forró do Miúdo, por pouco não foi parar na delegacia. 

O guitarrista e dono da banda Calypso chegou a esbofetear e apertar a garganta do outro forrozeiro. 

Os motivos da briga e revolta de Chimbinha não foram totalmente definidos, porém, nos bastidores o comentário é que o músico Miudeiro criticou a banda do Pará, despertando a raiva de Chimbinha. Informações do Itapetinga Agora.



Durante entrevista ao "Domingo Show", da Record, Antônio Pedro de Souza e Silva, o Russo, 83, comentou a sua demissão da Globo após 46 anos de trabalhos prestados. Emocionado, ele classificou o episódio como "covardia". Russo relembrou ainda os tempos de Chacrinha e disse ter sofrido um ataque cardíaco dentro do Projac, complexo de estúdios da Globo. "Me mandaram embora sem pai e sem mãe. Foi uma covardia que fizeram comigo. Se a Globo quiser me abrir as portas, eu vou. Eu não queria parar de trabalhar. Eu tenho aluguel da casa para pagar", disse o ex-assistente de palco neste domingo (22). "Eu ganhava mil e pouco, R$ 2 mil. 

A minha aposentadoria está mil e pouco", justificando o motivo pelo qual não conseguiu comprar uma casa ao longo desses anos. Questionado se está passando por dificuldades, Russo respondeu. "Mais ou menos. Pagar aluguel, sim. Comida não falta". Ele contou que sofreu uma ataque cardíaco dentro da emissora, passou por uma cirurgia e colocou cinco pontos de safena. "Me levaram para o hospital que tem lá dentro da Globo". Ainda na entrevista a Geraldo Luís, Russo disse que sente mais saudades de Chacrinha. "Eu era o braço direito dele. Ele dava muita alegria para esse povo", afirmou. 

Mesmo com algumas críticas, Adriana Mello, esposa de Russo, revelou que a Globo não deixou o seu marido desamparado. A emissora dará uma renda fixa --cujo valor não foi citado-- por cinco anos e continuará pagando o plano de saúde."Aquilo ali [a Globo] era a vida dele. Eu acho que ele está começando a ficar com depressão. Foi uma covardia o que fizeram com ele. 

Não custava nada deixá-lo pelo menos lá dentro", declarou. Com 83 anos --46 deles trabalhando na TV Globo--, Russo foi assistente de palco de apresentadores famosos como Faustão, Luciano Huck, Angélica e Xuxa. De todos, apenas Huck entrou em contato após o anúncio de sua demissão. 

Um incêndio de maneira misteriosa destruiu completamente um carro de passeio na madrugada deste domingo (22) em pleno Centro da cidade de Itororó. 

Um veículo Ford KA, de cor branca, placa policial de Itapetinga– BA, estava estacionado quando misteriosamente pegou fogo, sendo totalmente consumido pelas chamas. 


A Polícia Militar com apoio dos moradores utilizou baldes e extintores para debelar as chamas, que se espalharam pelo carro rapidamente. A Polícia ainda investiga as possíveis causas do incêndio. Ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais.


Clientes e funcionários de uma padaria no bairro Joaquim Romão, na cidade de Jequié, no Sudoeste da Bahia, entraram pânico com um homicídio ocorrido na noite desta sexta-feira (20). 

De acordo com a imprensa local, a vítima, Elder Rodrigues Oliveira tinha 24 anos de idade, que morava na região morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Uma ambulância do Samu foi chamada para tentar socorrer Rodrigo, mas o homem já estava sem vida. 

Populares que reconheceram o corpo da vítima entraram em estado de choque. A Polícia não soube informar a motivação do crime e está à procura do autor desta ação criminosa. 

Repórter é flagrada com celular ao vivo e joga telefone no chão; assista

A repórter Fernanda Gentil entrou ao vivo na Globo no intervalo entre Bélgica e Rússia, mas ao ser chamada pela apresentadora Cristiane Dias estava distraída olhando o celular. "Muito boa tarde para você e pode sair desse celular garota! Fernandinha, cabelos ao vento, novidades da seleção com você'', chamou Cristiane. 

Gentil então jogou o telefone no chão. “Estava me inteirando o que estava acontecendo quando ouço sua voz, como sempre uma melodia aos meus ouvidos, até larguei o celular! Espero que não tenha quebrado. Não, não quebrou não…'', disse, mostrando jogo de cintura. Depois de passar informações sobre as atividades da seleção brasileira, ela brincou com o acontecido. "Da próxima vez me chama um pouquinho antes pra eu me preparar, não pegar o celular e tal''.

Dois irmãos morrem em acidente na orla de Porto Seguro

Dois irmãos que voltavam de uma festa na Passarela do Álcool, centro de Porto Seguro, morreram em um acidente por volta das 05h30 da madrugada deste domingo (22) na BR-367.

No carro modelo Pálio, além dos irmãos Fabiano e Jerry Sarafim, de 32 de 23 anos, respectivamente, estavam também Lucas dos Santos Soares e Robério Pereira Magalhães,de 26 e 17, que tiveram ferimentos graves. Um deles era primo dos mortos.
De acordo com populares, o veículo saiu da pista, bateu em uma árvore e capotou algumas vezes já no começo da orla norte. O automóvel ficou completamente retorcido. Os irmãos morreram no local. Os feridos estão internados no Hospital Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com familiares, Fabiano trabalhava de ajudante de pedreiro e Jerry de segurança. Os dois moravam no bairro Vila Valdete. O Instituo Médico Legal liberou os corpos por volta do meio dia.

O local do velório e o horário do sepultamento ainda não foram divulgados pela família. A Polícia Civil de Porto Seguro vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Ainda não foi informado quem dirigia o automóvel.

Tupinambás se recusam a deixar terras invadidas na Bahia


A Justiça Federal determinou que os autodeclarados índios tupinambás deixem as terras que invadiram no Sul da Bahia. Eles se negam a cumprir a decisão. 

Em despacho, o juiz Lincoln Pinheiro relata a justificativa do autointitulado cacique Babau: “Disse ele que não poderia conciliar porque os ‘Encantados’ não querem e que perderia poderes caso desobedecesse a sua vontade”. 

“Encantados”, depreende-se, são as divindades dos tupinambás, considerados extintos desde o século XVII. O juiz Pinheiro lembra que “ninguém pode deixar de cumprir obrigações invocando a própria crença”. (Revista Época)

Polícia prende homens que saíram de Eunápolis para roubar carro em Ipiaú

A polícia militar prendeu na madrugada deste domingo(22), por volta das 03h, dois homens e um menor acusados de furtos à carros. Segundo a PM, os homens, moradores de Eunápolis e Porto Seguro, vieram a Ipiaú com o intuito de furtar um veículo modelo Monza. 

A ação dos criminosos foi impedida devido a uma abordagem da Guarnição ECO do 1º Pelotão que percebeu os suspeitos próximos do automóvel que seria roubado no Bairro Dois de Dezembro. 

Ao perceber a aproximação dos policiais, um dos homens fugiu em um veículo modelo Corsa Sedan. Os dois integrantes da quadrilha foram detidos pelos militares. Após uma perseguição, o motorista Paulo Sérgio Ferreira Santos(26) foi interceptado no município de Barra do Rocha.

No carro utilizado pelos criminosos foram encontrados vários aparelhos e assessórios de som automotivo, segundo a polícia, todos furtados. Ainda de acordo com a PM, a encomenda para roubar o Monza teria partido de um morador de Eunápolis. Os envolvidos Paulo Sérgio Ferreira Santos, Ramonclei Santos de Jesus(30) e o menor de 16 anos de iniciais C.B.S.J. foram apresentados na delegacia de Ipiaú. 
O grupo saiu do extremo sul baiano no início da noite deste sábado(21) para furtar o Monza. Cada um deles receberia R$ 500,00. O proprietário do Monza disse à reportagem do Giro que adquiriu o carro há quatro dias. Ele não teria percebido a ação dos criminosos ao tentar roubar o seu veículo que estava estacionado em frente a sua residência. A operação policial contou com as Guarnições ECO, ALFA, GRUMOP e 1º Pelotão de Barra do Rocha. (Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário