loading...

sábado, 22 de abril de 2017

AETU HUMILHA, CONSTRANGE E NEGA PASSE ESTUDANTIL A ESTUDANTES DE FERRADAS

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna- AETU realizou recadastramento dos estudantes a obtenção e renovação da carteira que garante desconto de 50% no valor das passagens dos alunos matriculados em Itabuna. 
No entanto, os alunos da rede municipal, cujo ano letivo de 2016 encerrou-se no mês de março de 2017 estão sofrendo perseguição por parte da AETU. Grande parte dos estudantes simplesmente foi ignorada e não receberam o benefício, e estão obrigados a pagarem a passagem com o valor absurdo de R$ 2,85, algumas famílias carentes estão sendo constrangidas a não enviarem suas crianças, jovens e adolescentes para a escola, por conta da negativa da empresa ter trazido um aumento de despesa. Tal situação pode acarretar no aumento da evasão escolar e consequentemente a perda de garantia das ações afirmativas como o bolsa família.
A empresa ainda tem humilhado os estudantes exigindo um atestado mensal confirmando que estão frequentando a escola, documento nem sempre disponível, já que os dados de frequencia são coletados e acompanhados pela direção da escola com fechamento apenas nos finais da unidades que dividem o ano letivo.
De acordo com a AETU, os alunos do ensino fundamental e médio (1º. e 2º. graus) podem revalidar o cartão anualmente. Já os estudantes no ensino superior ou técnico, deverão revalidar semestralmente a partir do 1º dia útil do mês de fevereiro ao último dia útil do mês de outubro, de seguindo o calendário do ano letivo. Para a obtenção da carteira com 50% de desconto, é necessário que o estudante apresente RG, CPF, comprovante de residência em nome dos pais (caso maior de 25 anos, no seu próprio nome).
Os alunos da rede pública, após a matrícula, deverão ter o nome constando na lista enviada pela escola à AETU. O aluno da escola particular deverá apresentar o seu comprovante de pagamento da matrícula e o do ensino superior deve apresentar o comprovante acadêmico. Também é necessária a apresentação do RG no ato da compra do vale estudantil.
Apesar de tanta exigência, burocracia e humilhação, os ônibus coletivos de Itabuna são péssima qualidade, pois estão velhos e caindo aos pedaços, e lotados justamente nos horários que mais são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário