loading...

segunda-feira, 29 de maio de 2017

ES - Batata é o segundo alimento mais vendido na Ceasa

Foto: Assessoria de Comunicação/ Ceasa
A batata é um dos alimentos hortigranjeiros mais consumidos no mundo e, no Espírito Santo, não é diferente. A batata ocupa a 2ª posição na lista dos produtos mais vendidos no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), só perde para o tomate.

De janeiro até abril de 2017, o volume comercializado de batatas na Ceasa atingiu a marca de 21,7 milhões de quilos. Em 2016, circularam cerca de 53,4 milhões de quilos do produto. Os estados que mais ofertam batata são Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
A variedade mais consumida pelos capixabas é a batata lisa, conhecida também como batata inglesa. Essa variedade pode ser encontrada na Ceasa por R$0,98 o quilo. O destaque também fica para a batata yacon, conhecida por ter uma casca escura, um tamanho grande, e por possuir menos quantidade de água. Esta custa em média R$1,00 o quilo.
Saúde - A batata é uma boa fonte de energia e pode substituir outras fontes de carboidrato como o arroz, o macarrão e os pães, mas, deve ser consumida moderadamente. Uma boa alternativa é consumir preferencialmente cozida ou assada, e acompanhada de alguma fonte de proteína, como a carne vermelha, que torna mais lenta a absorção dos carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue.
Rica em carboidrato e amido, a batata também contém água e fibra em grande proporção. Devido a sua quantidade elevada de potássio, o alimento ajuda a contrabalançar o efeito do sódio, auxiliando assim na redução da pressão arterial. Uma batata média cozida tem cerca de 100 kcal; quando é frita, chega a 500 kcal e contém até 35g de gordura.
Segundo a nutricionista Matilde Alves, a batata contém vitaminas do complexo B e vitamina C. “Essas vitaminas auxiliam na saúde de ossos, cabelos, unhas e sistema de defesas do organismo," ressalta a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário