loading...

segunda-feira, 26 de junho de 2017

SEGUNDO DADOS, PREÇO MÉDIO DO M² PARA ALUGUEL NO BRASIL CAI 9,3% EM MAIO

São Paulo - SP (DINO)
O atual momento econômico do país nos mostra que estamos passando por situações de desafios e oportunidades. Os números revelados pelos indicadores trazem à tona a fragilidade e instabilidade financeira dos brasileiros e isso reflete diretamente na capacidade de arcar com seus pagamentos. As constantes variações no mercado de aluguel denotam que o cenário político afetou o preço dos imóveis, sendo o setor imobiliário afetado. Mas este momento é de oportunidades já que o preço médio do m² para dos alugueis no Brasil caíram 9,3% no mês de maio. Este índice é ajustado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
Uma pesquisa do índice FipeZap feita no ano passado mostra que os preços médios do aluguel residencial no Brasil tiveram uma queda nominal de 3,23% no ano passado, sem incluir a inflação. Considerando a inflação oficial mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor médio de uma locação caiu 8,95% em 2016. O setor imobiliário afeta o crescimento econômico de duas maneiras básicas: uma direta e uma indireta. O efeito direto ocorre principalmente pela construção de novas casas e produção de materiais de construção e produtos domésticos. Indiretamente, o setor habitacional contribui para o crescimento através do efeito sobre a renda familiar, o que pode influenciar os gastos do consumidor.

Outro efeito indireto refere-se aos balanços dos bancos e à saúde do sistema financeiro. O mercado imobiliário residencial continua deprimido. Na previsão de linha de base, o setor de habitação contribuirá apenas modestamente com o crescimento econômico neste ano e no ano seguinte.

Conforme publicado no Reuters, o preço médio do metro quadrado residencial para locação no Brasil teve queda nominal de 9,3 % em maio diante no mesmo período de 2016, para 22,78 reais, como mostrou o levantamento DMI-VivaReal. Entre os municípios monitorados, Recife registrou a maior desvalorização no aluguel residencial em maio diante abril, de 2,78%. João Pessoa ficou em segundo lugar, com queda de 2,42%, seguido por Brasília (-1,94%), Curitiba (1,21%) e Florianópolis (-1,15%). Na comparação com abril, quando o valor médio estava em 22,86 reais por metro quadrado, houve baixa de 0,32%, indicou a pesquisa, que considera mais de dois milhões de imóveis para compra ou aluguel em 30 cidades do Brasil.

No momento em que o mercado está estável e as pessoas estão buscando cada vez mais a possibilidade de alugar um imóvel, o primeiro passo é pesquisar bastante na hora de alugar. Existem sites na internet que são ferramentas excelentes na hora de pesquisar o imóvel ideal. Alguns desses sites oferecem casas para alugar em Curitiba , como o portal Chaves na Mão, um site de classificados online de Curitiba que exibe anúncios de imóveis, carros e motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário