loading...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Gestão do polo industrial de Ilhéus será do município em parceria com associação

Um termo de cooperação está para ser firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e o governo da Bahia, através da superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). O objeto do documento é a transferência da gestão do polo industrial de Ilhéus para a responsabilidade do município. A medida visa buscar novas parcerias que viabilizem a melhoria das condições de infraestrutura do Distrito Industrial de Ilhéus, atendendo aos anseios das empresas e dos trabalhadores deste importante setor econômico de Ilhéus.O prefeito Mário Alexandre assegurou manter um diálogo aberto de parcerias com os empresários, objetivando congregar as empresas do complexo a superar os desafios enfrentados pelo setor. "Mesmo em meio à crise instalada em todos os polos industriais na Bahia, trabalharemos juntos, em parceria, promovendo incentivos, atraindo investimentos para que de fato o nosso polo industrial seja um polo forte, pujante em nosso estado”, garantiu.
O diretor da Sudic, Jairo Vaz, disse que o Distrito Industrial de Ilhéus tem um grande papel no processo de industrialização da Bahia. “Já estamos tratando disso há várias reuniões em Salvador e em Ilhéus, discutindo as tratativas do termo de cooperação com o município, resolvendo questões muito importantes, oferecendo ao município de Ilhéus, o suporte, afim de transformar de forma efetiva os distritos e polos industriais em condomínios, como já determinou o governador Rui Costa”, salienta.
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, destacou a necessidade de melhorias no segmento, explicando a importância do polo industrial para a economia local e regional. “Desde que assumimos na atual gestão, planejamos as ações com o objetivo de atender as solicitações dos industriários, incentivando a manutenção da empregabilidade, construindo diálogos e estabelecendo metas”, disse.
Contrapartida - O secretário de Administração de Ilhéus, Bento Lima, lembrou que os polos industriais criados em vários municípios baianos foram entregues à Sudic. Contudo “em vistas das melhorias que precisam acontecer, há necessidade de realização de ações pontuais. Entre elas, pavimentação asfáltica, mobilidade urbana, iluminação pública, tratamento de resíduos sólidos, sempre em parceria com os empresários”, disse o secretário.
Ainda segundo Bento, “para isso acontecer, é preciso haver uma parceria entre os empresários ocupantes do DII e o município. Essa contrapartida condominial foi um modelo encontrado entre o município, estado e os representantes dos setores, através de cálculos por metragem, visando incrementar através de um protocolo de intenções, o desenvolvimento de um conjunto de ações que já estão previstas.
Distrito Industrial de Ilhéus - Com base nos dados fornecidos pela Sudic, em agosto de 2016, foi estabelecida aos ocupantes do polo industrial, uma taxa condominial. Sem haver segurança jurídica no processo, muitas empresas deixavam de cumprir suas obrigações condominiais, desconsiderando a composição dos custos, impossibilitando o retorno das melhorias de infraestrutura.
Instalado na zona norte da cidade, o Distrito Industrial de Ilhéus agrega também o polo de informática, além de industrias de chocolate, que impulsionam a economia regional, tornando-se um dos principais polo geradores de emprego e renda da Bahia. São mais de trinta empresas do ramo da informática, eletrônica, elétrica e telecomunicações que estão instaladas na cidade e, em razão disso, Ilhéus é vista como polo irradiador da ciência e tecnologia e referência no Norte/Nordeste para o segmento.
Estiveram presentes à última reunião em Ilhéus, o superintendente da Sudic, Jairo Vaz; os secretários municipais, Paulo Sérgio Santos; da Administração, Bento Lima, além dos representantes da Associação das Indústrias de Eletroeletrônicos, Telecomunicações e Informática do Polo de Ilhéus (Assipi). O desfecho aconteceu em reunião ocorrida na semana passada, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Ilhéus (Cepedi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário